E ae galera! Tudo bom?


Esse mês estamos cheio de promoções na Produtora HEADSTOCK e na banda SHAMAN!

Participe!!!

PROMOÇÂO : EU SOU O ARITSTA NA PRODUTORA HEADSTOCK

Quem conseguir mais seguidores para o Twitter da HEADSTOCK Produtora @Headstock_Prod ganhará um single produzido pela produtora por FERNANDO QUESADA (SHAMAN) e BRUNO VIDJA. Artistas, bandas ou mesmo quem sempre sonhou em gravar uma música e nunca teve oportunidade terá a sua chance. Prepare-se! Chegou a sua vez. Promoção - Eu sou um artista! A promoção acabará quando o twitter da produtora chegar a dois mil followers. Participem.

Importante: Peçam para quem for indicado mandar uma mensagem falando quem indicou!

PROMOÇÂO : PRODUZA SEU SINGLE COM A BANDA SHAMAN

Quem conseguir mais seguidores para o Twitter da banda SHAMAN @shamanimmortal ganhará um single produzido por RICARDO CONFESSORI , THIAGO BIANCHI e FERNANDO QUESADA da banda SHAMAN. Artistas, bandas ou mesmo quem sempre sonhou em gravar uma música e nunca teve oportunidade terá a sua chance. Prepare-se! Chegou a sua vez! A promoção acabará quando o twitter da banda chegar a 5 mil followers. Participem.



Importante: Peçam para quem for indicado mandar uma mensagem falando quem indicou!

Postado por Fernando Quesada e Bruno Vidja segunda-feira, 24 de janeiro de 2011 2 comentários READ FULL POST

Ola Galera!

Eu sou Fernando Quesada e aqui vai o meu primeiro de muitos posts com dicas e opiniões sobre o mundo do áudio e da música!

Gostaria de falar que a equipe do blog FREQUÊNCIA SONORA - Bruno Vidja @brunovidja, Mel Carvalho @melcarvalho e eu @fernandoquesada estamos sempre a postos para qualquer pergunta, dúvida ou comentário! O espaço é nosso!

Começo hoje falando de um tema que todos os músicos, produtores, professores e qualquer pessoa do mercado musical sabe que é difícil, mas extremamente necessário, que é o CONHECIMENTO PESSOAL E CONHECIMENTO DO MERCADO DA MÚSICA!

Para um jogador de futebol entrar em campo ele precisa conhecer as regras do jogo, ou seja, saber o que é uma lateral, um impedimento, um pênalti e por aí vai. Para o músico assumir que quer viver da música e seguir esse caminho, é a mesma história. Enxergar o mercado e o cenário musical como um jogo onde existem regras, possibilidades e estratégias já é um começo para entender o que você vai viver e qual o melhor jeito de sobreviver. Ainda nessa analogia de música e futebol, sabemos que sempre terão pessoas jogando contra e a favor e alguns "juízes" comandando o resultado final! Cabe a cada um de nós saber como quer ser visto no meio e qual o seu objetivo.

Além de saber as regras, um jogador precisa saber quais são seus limites, pontos fortes, pontos fracos, etc. antes de entrar em campo. Com o profissional da música não é diferente. O autoconhecimento te leva a ser o melhor naquilo que faz.

Por isso hoje venho com dois objetivos: Se conheça para conhecer o mercado. Assim será uma pessoa preparada!

Coloco aqui duas frases que levo comigo sempre e peço que analisem e tentem entender. Esta não é a oração por completo, mas vou deixar para mais tarde complementar.

 “O sucesso é feito de histórias!”

 “Não é o  trabalho que tem de ser interessante para você, mas sim você interessante para o trabalho.”

Todos nós, músicos, criativos e sonhadores, temos como objetivo o sucesso. Sucesso não é só ter dinheiro no bolso, e no nosso caso mais ainda, é ser reconhecido. Conseguir que o seu trabalho faça diferença na vida das pessoas! Sentir que eu posso gerar felicidade, tristeza, conforto e diversos outros sentimentos com o meu trabalho, me trazem uma vontade muito grande de seguir, e esse é o meu sucesso!

Começo aqui pelo autoconhecimento. Você já parou pra pensar em algumas perguntas?

- Quem eu sou?
- Quais são meus pontos fortes?Quais são meus pontos fracos?
- Para que eu estudei na minha vida até agora?
- Quais são os meus destaques?
- Quais são meus ídolos e pessoas referencias?
- Como eu quero ser visto daqui 2 anos?

No final em 5 frases, definir como você quer que as pessoas te enxerguem no meio profissional!

Exemplo -

Fernando Quesada: baixista da banda SHAMAN, produtor musical, professor de produção musical na EM&T, coordenador de áudio na Universidade CEUNSP e sócio na produtora HEADSTOCK.

Esse sou eu para todos que me enxergam de longe e rápido.

O autoconhecimento é fundamental e faz com que gere uma confiança para falar o que você faz e quem e o que quer vender.

Uma dica minha é: Faça esse exercício! Vai te fazer bem!

Com ele você vai poder criar seu portfólio. O que é Portfólio? Isso fica pro próximo post, para ensinar a você existir no meio com amostras de seu trabalho com um portfólio físico e virtual.

Pronto. Você já se conhece um pouco mais. Agora conhecer um pouco do mercado ajuda.
Para não encher muito a cabeça vou começar hoje apresentando um pouco dos empregos na carreira musical.

Faço isso para acabar com as famosas idéias erradas de que um músico só toca, e tocará em barzinho sem ganhar dinheiro ou então irá ter que ser professor sem gostar. Tocar em bar e ser professor são ótimas oportunidades, quando você gosta, mas existem diversas outras profissões que é legal saber em diversos ramos.

Vou começar a divisão por

- AUDIO FONOGRÁFICO
- AUDIO PUBLICITÁRIO
- AUDIO PARA RTV e INTERNET
- AUDIO PARA GAMES
- MÚSICA ACADÊMICA

ÁUDIO FONOGRÁFICO: produção de Cd, Ep e DVDs para bandas, cantores, intérpretes ou artistas.Inclui pré produção , composição, arranjos, gravação, edição, mixagem e masterização.

ÁUDIO PUBLICITÁRIO: produção de jingles, trilhas, sound design e spots. Sempre visando vender ou expor algum produto ou marca através da música e do som.

ÁUDIO PARA RTV e INTERNET: produção de vinhetas, spots, trilhas e sound design para rádios, televisões e internet. Também inclui sonorização de web sites.

ÁUDIO PARA GAMES: produção de sonorização de games.

MUSICA ACADÊMICA: Professor ou monitor no ensinamento da música em cursos superiores ou cursos avulsos.

Bom, por hoje fico por aqui! Espero que este primeiro tenha mostrado como será daqui para frente! Um lugar livre descontraído para você, futuro da música no país, conhecer um pouco mais e poder tirar suas dúvidas dentro deste tema e da sua vida!

Muito obrigado!

Até mais

Postado por Fernando Quesada e Bruno Vidja terça-feira, 18 de janeiro de 2011 8 comentários READ FULL POST

Entre reverbs e delays que ecoam tantas vozes em nossas férteis mentes, posso dizer que hoje tenho o prazer de ouvir claramente uma voz que diz: vale a pena!
Quem nunca se deparou com a latente dúvida que insiste em nos questionar de tempos em tempos: Será que é isso mesmo que devo fazer? Será que é isso mesmo que quero para a minha vida? Será que eu tenho capacidade? Eu tenho dom? Existe mesmo o dom? Eu vou conseguir?
Bom, eu, Bruno Vidja, posso dizer que ouvi muito essas vozes, ora de mim mesmo ora dos outros. Acredito que você também já ouviu algumas dessas vozes, ou ainda vai ouvir. No entanto a dúvida, assim como o medo, na dose certa, pode nos ajudar. E nada melhor que um desafio na vida para temperar nossa rotina. Pelo menos é assim que penso.
A percepção do meu interesse para a carreira artística e musical surgiu de uma paixão da infância para adolescência, e nunca mais terminou; aliás, a paixão virou um amor extremamente profundo pela arte, e mais precisamente pela música.
Como um namoro, a decisão pela minha profissão, entre algumas idas e vindas, não foi do dia para a noite. Por mais que a vida me soprasse e me indicasse os caminhos musicais eu ainda insistia em aguardar uma confirmação de que minha função na terra seria essa. Fui até parar numa faculdade de tecnologia mecânica!
Caramba, aguentei quase três anos.  Imagina eu, sentado, desenvolvendo atividades de engenharia numa empresa até hoje... Ufa! Ainda bem que é passado. De fato não era para mim. Depois disso, eu passei a admirar muito mais os engenheiros, acreditem. E não me sentir mais um ser de outro planeta, como me sentia na faculdade naquela época, já era um alívio tremendo.
A trajetória de um músico, produtor, artista, já se difere de outras desde o início, pois nasce de uma necessidade de manter o contato com algo que para nós é como se fosse um hobby. Mas na verdade é muito trabalho e temos tanto prazer em realizá-lo que não nos damos conta.
Minha carreira em produção fonográfica é apenas mais um de meus encantamentos no meio musical. Posso compor músicas para uma banda da Europa em uma semana; na outra posso dar voz a um personagem de desenho animado,  gravar uma trilha para um filme,  escrever uma letra para um cantor do Rio de Janeiro e assim vai. É como estar em um parque de diversões. Claro que nem sempre é um mar de rosas. Temos prazos, muitas responsabilidades, clientes, empresas e marcas a zelar todos os dias. Ofícios e seus ossos acabam se tornando meros detalhes em meio a total dedicação. Minha família e minha namorada que o digam! São tantos dias, noites e mais noites concentrado...
Enfim, participando de muitos shows tocando minha guitarra, passando noites em claro, e ainda com algumas dúvidas do que eu poderia fazer, o ingresso na Faculdade de Comunicação e Artes me indicou um caminho certeiro e decisivo. A partir de então, efetivamente, eu conseguiria unir arte, música, cinema, publicidade, propaganda e muita disposição.
Faça a sua sorte! Meu recado inicial é que você se deixe levar por suas reais necessidades. Ouça a voz que grita mais alto dentro de você, e na compreensão adequada, siga seu instinto. Os bons resultados surgem de muita dedicação, planejamento e trabalho. A satisfação é a melhor recompensa masterizada e finalizada.
Bruno Vidja

Postado por Fernando Quesada e Bruno Vidja 2 comentários READ FULL POST

Bem vindo ao blog FREQUÊNCIA SONORA. Toda semana os produtores musicais Fernando Quesada e Bruno Vidja postarão dicas e opiniões sobre o mercado profissional da música e sobre como fazer uma produção musical, seja ela fonográfica, publicitária, cinematográfica etc. Espaço aberto para dúvidas e comentários!

Obrigado!

Postado por Fernando Quesada e Bruno Vidja terça-feira, 4 de janeiro de 2011 1 comentários READ FULL POST
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More