Ola Galera!

Eu sou Fernando Quesada e aqui vai o meu primeiro de muitos posts com dicas e opiniões sobre o mundo do áudio e da música!

Gostaria de falar que a equipe do blog FREQUÊNCIA SONORA - Bruno Vidja @brunovidja, Mel Carvalho @melcarvalho e eu @fernandoquesada estamos sempre a postos para qualquer pergunta, dúvida ou comentário! O espaço é nosso!

Começo hoje falando de um tema que todos os músicos, produtores, professores e qualquer pessoa do mercado musical sabe que é difícil, mas extremamente necessário, que é o CONHECIMENTO PESSOAL E CONHECIMENTO DO MERCADO DA MÚSICA!

Para um jogador de futebol entrar em campo ele precisa conhecer as regras do jogo, ou seja, saber o que é uma lateral, um impedimento, um pênalti e por aí vai. Para o músico assumir que quer viver da música e seguir esse caminho, é a mesma história. Enxergar o mercado e o cenário musical como um jogo onde existem regras, possibilidades e estratégias já é um começo para entender o que você vai viver e qual o melhor jeito de sobreviver. Ainda nessa analogia de música e futebol, sabemos que sempre terão pessoas jogando contra e a favor e alguns "juízes" comandando o resultado final! Cabe a cada um de nós saber como quer ser visto no meio e qual o seu objetivo.

Além de saber as regras, um jogador precisa saber quais são seus limites, pontos fortes, pontos fracos, etc. antes de entrar em campo. Com o profissional da música não é diferente. O autoconhecimento te leva a ser o melhor naquilo que faz.

Por isso hoje venho com dois objetivos: Se conheça para conhecer o mercado. Assim será uma pessoa preparada!

Coloco aqui duas frases que levo comigo sempre e peço que analisem e tentem entender. Esta não é a oração por completo, mas vou deixar para mais tarde complementar.

 “O sucesso é feito de histórias!”

 “Não é o  trabalho que tem de ser interessante para você, mas sim você interessante para o trabalho.”

Todos nós, músicos, criativos e sonhadores, temos como objetivo o sucesso. Sucesso não é só ter dinheiro no bolso, e no nosso caso mais ainda, é ser reconhecido. Conseguir que o seu trabalho faça diferença na vida das pessoas! Sentir que eu posso gerar felicidade, tristeza, conforto e diversos outros sentimentos com o meu trabalho, me trazem uma vontade muito grande de seguir, e esse é o meu sucesso!

Começo aqui pelo autoconhecimento. Você já parou pra pensar em algumas perguntas?

- Quem eu sou?
- Quais são meus pontos fortes?Quais são meus pontos fracos?
- Para que eu estudei na minha vida até agora?
- Quais são os meus destaques?
- Quais são meus ídolos e pessoas referencias?
- Como eu quero ser visto daqui 2 anos?

No final em 5 frases, definir como você quer que as pessoas te enxerguem no meio profissional!

Exemplo -

Fernando Quesada: baixista da banda SHAMAN, produtor musical, professor de produção musical na EM&T, coordenador de áudio na Universidade CEUNSP e sócio na produtora HEADSTOCK.

Esse sou eu para todos que me enxergam de longe e rápido.

O autoconhecimento é fundamental e faz com que gere uma confiança para falar o que você faz e quem e o que quer vender.

Uma dica minha é: Faça esse exercício! Vai te fazer bem!

Com ele você vai poder criar seu portfólio. O que é Portfólio? Isso fica pro próximo post, para ensinar a você existir no meio com amostras de seu trabalho com um portfólio físico e virtual.

Pronto. Você já se conhece um pouco mais. Agora conhecer um pouco do mercado ajuda.
Para não encher muito a cabeça vou começar hoje apresentando um pouco dos empregos na carreira musical.

Faço isso para acabar com as famosas idéias erradas de que um músico só toca, e tocará em barzinho sem ganhar dinheiro ou então irá ter que ser professor sem gostar. Tocar em bar e ser professor são ótimas oportunidades, quando você gosta, mas existem diversas outras profissões que é legal saber em diversos ramos.

Vou começar a divisão por

- AUDIO FONOGRÁFICO
- AUDIO PUBLICITÁRIO
- AUDIO PARA RTV e INTERNET
- AUDIO PARA GAMES
- MÚSICA ACADÊMICA

ÁUDIO FONOGRÁFICO: produção de Cd, Ep e DVDs para bandas, cantores, intérpretes ou artistas.Inclui pré produção , composição, arranjos, gravação, edição, mixagem e masterização.

ÁUDIO PUBLICITÁRIO: produção de jingles, trilhas, sound design e spots. Sempre visando vender ou expor algum produto ou marca através da música e do som.

ÁUDIO PARA RTV e INTERNET: produção de vinhetas, spots, trilhas e sound design para rádios, televisões e internet. Também inclui sonorização de web sites.

ÁUDIO PARA GAMES: produção de sonorização de games.

MUSICA ACADÊMICA: Professor ou monitor no ensinamento da música em cursos superiores ou cursos avulsos.

Bom, por hoje fico por aqui! Espero que este primeiro tenha mostrado como será daqui para frente! Um lugar livre descontraído para você, futuro da música no país, conhecer um pouco mais e poder tirar suas dúvidas dentro deste tema e da sua vida!

Muito obrigado!

Até mais

Postado por Fernando Quesada e Bruno Vidja terça-feira, 18 de janeiro de 2011

8 comentários

  1. Bom... to querendo entrar no mercado da música, sou iniciante. Ainda estou muito por fora do quão abrangente esse mercado pode ser!!!
    esse Blog ta me esclarecendo boas coisas!!!

    valew pelas dicas!!!

     
  2. Unknown Says:
  3. Muito boa a iniciativa de vocês!

    Parabéns Bruno e Fernando!!! Este blog vai ajudar ainda mais os músicos brasileiros a se desenvolverem!!

    o/

     
  4. CaSSa Says:
  5. Maravilha !
    Ja passou algo parecido em aula não é ?
    esse blog com certeza pode virar febre na internet, muitos músicos procuram essas informações e nunca encontram, pois quem sabe tal informação guarda com ele mesmo e não compartilha com os demais, para ele parecer o único que sabe sobre o assunto.
    Estão de parabens!
    abraço

     
  6. André #16 Says:
  7. Fernando, parabéns pelo blog. A inicitiva de você e dos demais é realmente muito importante para todas as pessoas que se interessam em ingressar no ramo musical, independentemente de qual for. O que eu achei mais interessante no seu comentário foi justamente a parte do ''autoconhecimento'', onde as pessoas já criam um pré-conceito negativo antes de tentarem algo. Concordo plenamente com o que disse e isso é fundamental para a evolução da pessoa dentro do mercado de trabalho, sendo no ramo musical ou não.
    Parabéns a todos. Vou acompanhar o blog sempre!
    Grande abraço.

     
  8. Unknown Says:
  9. Parabéns, Fumacinha!
    Muito bom o blog.. estarei sempre aqui!
    Abraço

     
  10. Ola gente! muito feliz já com os comentários! O que esperamos aqui é poder ajudar a formar pessoas mais preparadas que conheçam onde pisam! Por favor fiquem a vontade com perguntas etc etc etc!

    Grande Abs!

     
  11. Parabéns pelo blog vou ler sempre com certeza. Achei esse texto bastante motivador. Para quem tiver afim de ler sobre tecnica vocal, dicas de canto e afins acesse tbm:

    http://www.hendsonsantana.blogspot.com

     
  12. Unknown Says:
  13. Parabens Fuma, Bruno e Mel.. O Blog ta show de Bola!!!

     

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More