Oi gente!

Depois de algum tempo e da correria do dia dia, volto com um assunto que considero muito importante e interessante para todos os músicos, bandas, artistas, produtores, compositores etc... 
 
MERCADO FONOGRÁFICO INDEPENDENTE

Mas afinal, o que é ser independente? O que é fazer parte da cena independente? E se a minha banda não for independente , o que ela é?


Antes disso, o que é Mercado Fonográfico?


Então vamos lá!


Pela definição, MERCADO FONOGRÁFICO - conjunto de empresas especializadas em gravação e distribuição de Cds, Dvds, Lps, Mp3 etc... . Simplificando é o mercado para as bandas , cantores, compositores etc....


Esse mercado passa por grandes modificações ao longo dos tempos, sempre se reciclando e criando novas tendências. Estamos passando por uma dessas grandes transformações que faz com que o meio fique confuso para muitos que fazem e querem fazer parte desse.


Em apenas uma geração de pais e filhos, os aparelhos de som mudaram , a mídia tocada mudou e o sistema de vendas e lucros dentro da música mudou. Isso gera muita confusão e perda de foco quando se precisa ir atrás do objetivo.


Hoje em dia ouvimos sempre a frase: A venda de cd não dá mais dinheiro. As bandas ganham dinheiro com show!


Mas o que isso significa?


Sempre existiu o mercado MAIN STREAM (mercado principal) e o INDEPENDENTE (mercado secundário). A idéia na cabeça das pessoas é que o MAIN STREAM é feito por gravadoras e assessores, e o INDEPENDENTE é feito pelas ações próprias da banda.


Talvez a 20 anos atrás e concordaria com essa idéia , mas hoje em minha opinião , todos na América Latina vivemos em um grande mercado independente, onde as ações vem por parte da banda, ou de pessoas agregadas na banda. O Mais Stream se encontra em países com uma INDUSTRIA MUSICAL com investimento, por exemplo USA.


Não encarem como crítica, pois acho esse nosso mercado cheio de oportunidades , e não acho um mercado ruim ou pior que qualqur outro. Ainda gosto do fato de ser um meio que apenas os que correm atrás mesmo conseguem se sustentar.


Mas afinal o que é esse MERCADO FONOGRÁFICO INDEPENDENTE QUE vivemos?


Vamos começar com uma cadeia


BANDA - PRODUTOR MUSICAL - ESTUDIO - GRAVADORA - PUBLICO


Banda - compositor, instrumentistas e personagens. Responsáveis por ter uma cara do som com identidade, fazer um show inesquecível, e fazer o que se propôs a fazer muito bem. Hoje acima de tudo, cada integrante é um VENDEDOR de sua imagem e de seu som.


Produtor - é a visão de fora da banda. Responsável por fazer com que a banda siga uma visão empresarial. Uma visão com foco e que não deixe a banda se perder em confusões de idéias.


Estúdio - local de gravação, edição, mixagem e masterização do disco ou obra.


Gravadora - Responsável pela distribuição do material em lojas pelo território. Algumas gravadoras oferecem a parte de assessoria dentro de seus trabalhos. Isso significa, pessoas com contatos bons dentro de rádios, internet, jornais, tvs , revistas etc.....fazem com que a banda apareça em uma mídia hoje com valores questionáveis.



Publico - Consumidor e cliente


Essa é uma cadeia simples de como funciona o nosso Mercado! Mas por que ele é independente se existe a gravadora?


Porque toda a cadeia começa na banda, e hoje , nenhuma ausência , tirando a BANDA, é razão para não haver o sucesso na carreira. Tudo depende da banda e tudo vem da banda!


Por isso chamo de um grande mercado independente. Todos os outros caminhos, são apenas........Caminhos! Quer ver um exemplo?


Vou mexer um pouco na cadeia.

 Banda- Público
Vou exagerar, e cada um monta a sua cadeia do jeito que se acha possível e competente

Banda - compositor, instrumentistas e personagens. Responsáveis por ter uma cara do som com identidade, fazer um show inesquecível, e fazer o que se propôs a fazer muito bem. Hoje acima de tudo, cada integrante é um VENDEDOR de sua imagem e de seu som.


Até agora igual! continuando....


A banda pode hoje ter seu próprio produtor ou então contratar um produtor ou contar com ajuda. Esse produtor dará uma visão de fora, e a banda através da tecnologia de áudio atual faz um planejamento para poder por orçamento gravar algumas partes do seu próprio cd ou obra.


A banda pode fazer a sua própria divulgação e distribuição. Por estarmos em um meio novo, pode existir a distribuição via internet, em um meio público e muitas vezes gratuito. A banda pode ser seu próprio assessor, com e-mails definidos, e entrar em contato com o meio que quiser e com quem quiser. Hoje o mundo não tem barreiras e todos conseguimos falar com todos.


Fazendo isso , a banda chegou ao PUBLICO.


Esse foi apenas um exemplo de que essa cadeia pode mudar e pode ser sempre independente da ausencia de qualquer um dos fatores. Tirando a BANDA.


Por isso gente, hoje lutem, se planejem, façam o tiro certo com foco e seriedade!


Ser independente é poder montar o seu próprio produto e atingir o seu mercado! Isso é possível e é assim que você pode fazer parte desse meio musical!


Espero novamente que tenha ajudado algumas pessoas!!!!!! Grande abs a todos!!!!!


Dúvidas:

contato@fernandoquesada.com.br

Postado por Fernando Quesada e Bruno Vidja segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011 0 comentários READ FULL POST

Fala ae pessoal que acompanha o Frequência Sonora! Meu nome é Juninho Carelli e estou produzindo meu cd solo na Headstock! Vou tentar descrever pra vocês um pouquinho do dia-a-dia de gravações e da minha rotina lotada de MUSICA! Sou pianista desde os 9 anos e já fiz  muitos “trampos”  no meio da musica, como produções, shows, bailes, orquestras de jazz, big band de musica brasileira , bandas de Rock/metal. Hoje sou pianista da banda Viva Noite do programa PANICO NA TV! (@vivanoite) (www.bandavivanoite.com.br) confiram nossa agenda, e todos os domingos ao vivo na RedeTV! ; e estou no meio do processo de gravação do meu cd solo JUNINHO CARELLI – A PONTE (@juninhocarelli), um cd com o propósito de falar do bem, falar de Deus, falar de situações que passamos na vida e superamos, ou não! Bom... Mas o trabalho está em processo de criação e viemos aqui pra falar disso!
Depois de 2 encontros muito rentáveis com o meu produtor @fernandoquesada (vulgo FUMA), terminamos a Pre-Produção das musicas (13 !!!) foi muito rápido! Muita sintonia, bom gosto e talento! O lance da pré-produção Serve para acertarmos os mapas, harmonas, melodias e intenção das musicas, claro que nada que não possa ser alterado no momento de gravação ou em casa quando você dorme e pira, ou quando você escuta de novo a pré-produção e chora e quer mudar mais coisas pra emocionar sua prima... Essas coisas!
Com isso pronto, marcamos a “gravina” de bateras! Essas muuuito bem executadas pelo meu amigo de infância Gabriel Zanirato! ( @GabrielZanirato ). Nesse momento passamos 2 dias fechados, pirando, rindo, comendo pra caraca, curtindo uma vibe de estúdio animal, nos estúdios Fusão Vm&T no Morumbi! Soltamos a Guia (guitarra e voz com click) e deixamos a imaginação e criatividade do batera fluir! Eu e o Fer interferimos em alguns momentos, demos opiniões, fizemos ele tocar com uma baqueta só, mas terminamos em 2 dias todas bateras do CD com muita criatividade, feeling e o mais importante de tudo, RESPEITO E CUMPLICIDADE! O entrosamento estava animal!
Com as bateras na Mão marcamos de começar as bases! Que no caso desse projeto são as guitarras from “heaven” e os baixos! Em um dia, com 8hras de gravina terminamos 3 musicas! Gravamos com um Fender telecaster e uma SG! PESO MONSTRO! (tesão!). Como em todos os encontros com o Fer a parada fluiu magicamente, o cara alem de tocar muuito guitarra e baixo, tem muito bom gosto e criatividade, fazendo os pensamentos e a sintonia serem perfeitas! DANDO O PONTA PÉ INICIAL NA CARA DO CD, o processo de gravação do projeto JUNINHO CARELLI – A PONTE tem tudo pra ser um super CD de ROCK / GOSPEL / POS GRUNGE/ POP !
No próximo POST, FOTOS e maybe vídeos do próximo passo da gravina!
Ps : ESTOU MEGA ANSIOSO PRA COMEÇAR A GRAVAR AS TECLADEIRAS!!!!!!!!
Espero que tenham gostado do post contando um pouco de como funciona a gravina de um CD!
Acompanhem o BLOG que te atualiza do mundo da música do meio artístico!
Até o próximo post!
@juninhocarelli – A ponte #pramudarsuavida
 Siga:
@juninhocarelli
@vivanoite
@gabrielzarinato
@headstock_prod
@brunovidja
@Fernandoquesada

Postado por Fernando Quesada e Bruno Vidja quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011 4 comentários READ FULL POST
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More