Oi gente!

Depois de algum tempo e da correria do dia dia, volto com um assunto que considero muito importante e interessante para todos os músicos, bandas, artistas, produtores, compositores etc... 
 
MERCADO FONOGRÁFICO INDEPENDENTE

Mas afinal, o que é ser independente? O que é fazer parte da cena independente? E se a minha banda não for independente , o que ela é?


Antes disso, o que é Mercado Fonográfico?


Então vamos lá!


Pela definição, MERCADO FONOGRÁFICO - conjunto de empresas especializadas em gravação e distribuição de Cds, Dvds, Lps, Mp3 etc... . Simplificando é o mercado para as bandas , cantores, compositores etc....


Esse mercado passa por grandes modificações ao longo dos tempos, sempre se reciclando e criando novas tendências. Estamos passando por uma dessas grandes transformações que faz com que o meio fique confuso para muitos que fazem e querem fazer parte desse.


Em apenas uma geração de pais e filhos, os aparelhos de som mudaram , a mídia tocada mudou e o sistema de vendas e lucros dentro da música mudou. Isso gera muita confusão e perda de foco quando se precisa ir atrás do objetivo.


Hoje em dia ouvimos sempre a frase: A venda de cd não dá mais dinheiro. As bandas ganham dinheiro com show!


Mas o que isso significa?


Sempre existiu o mercado MAIN STREAM (mercado principal) e o INDEPENDENTE (mercado secundário). A idéia na cabeça das pessoas é que o MAIN STREAM é feito por gravadoras e assessores, e o INDEPENDENTE é feito pelas ações próprias da banda.


Talvez a 20 anos atrás e concordaria com essa idéia , mas hoje em minha opinião , todos na América Latina vivemos em um grande mercado independente, onde as ações vem por parte da banda, ou de pessoas agregadas na banda. O Mais Stream se encontra em países com uma INDUSTRIA MUSICAL com investimento, por exemplo USA.


Não encarem como crítica, pois acho esse nosso mercado cheio de oportunidades , e não acho um mercado ruim ou pior que qualqur outro. Ainda gosto do fato de ser um meio que apenas os que correm atrás mesmo conseguem se sustentar.


Mas afinal o que é esse MERCADO FONOGRÁFICO INDEPENDENTE QUE vivemos?


Vamos começar com uma cadeia


BANDA - PRODUTOR MUSICAL - ESTUDIO - GRAVADORA - PUBLICO


Banda - compositor, instrumentistas e personagens. Responsáveis por ter uma cara do som com identidade, fazer um show inesquecível, e fazer o que se propôs a fazer muito bem. Hoje acima de tudo, cada integrante é um VENDEDOR de sua imagem e de seu som.


Produtor - é a visão de fora da banda. Responsável por fazer com que a banda siga uma visão empresarial. Uma visão com foco e que não deixe a banda se perder em confusões de idéias.


Estúdio - local de gravação, edição, mixagem e masterização do disco ou obra.


Gravadora - Responsável pela distribuição do material em lojas pelo território. Algumas gravadoras oferecem a parte de assessoria dentro de seus trabalhos. Isso significa, pessoas com contatos bons dentro de rádios, internet, jornais, tvs , revistas etc.....fazem com que a banda apareça em uma mídia hoje com valores questionáveis.



Publico - Consumidor e cliente


Essa é uma cadeia simples de como funciona o nosso Mercado! Mas por que ele é independente se existe a gravadora?


Porque toda a cadeia começa na banda, e hoje , nenhuma ausência , tirando a BANDA, é razão para não haver o sucesso na carreira. Tudo depende da banda e tudo vem da banda!


Por isso chamo de um grande mercado independente. Todos os outros caminhos, são apenas........Caminhos! Quer ver um exemplo?


Vou mexer um pouco na cadeia.

 Banda- Público
Vou exagerar, e cada um monta a sua cadeia do jeito que se acha possível e competente

Banda - compositor, instrumentistas e personagens. Responsáveis por ter uma cara do som com identidade, fazer um show inesquecível, e fazer o que se propôs a fazer muito bem. Hoje acima de tudo, cada integrante é um VENDEDOR de sua imagem e de seu som.


Até agora igual! continuando....


A banda pode hoje ter seu próprio produtor ou então contratar um produtor ou contar com ajuda. Esse produtor dará uma visão de fora, e a banda através da tecnologia de áudio atual faz um planejamento para poder por orçamento gravar algumas partes do seu próprio cd ou obra.


A banda pode fazer a sua própria divulgação e distribuição. Por estarmos em um meio novo, pode existir a distribuição via internet, em um meio público e muitas vezes gratuito. A banda pode ser seu próprio assessor, com e-mails definidos, e entrar em contato com o meio que quiser e com quem quiser. Hoje o mundo não tem barreiras e todos conseguimos falar com todos.


Fazendo isso , a banda chegou ao PUBLICO.


Esse foi apenas um exemplo de que essa cadeia pode mudar e pode ser sempre independente da ausencia de qualquer um dos fatores. Tirando a BANDA.


Por isso gente, hoje lutem, se planejem, façam o tiro certo com foco e seriedade!


Ser independente é poder montar o seu próprio produto e atingir o seu mercado! Isso é possível e é assim que você pode fazer parte desse meio musical!


Espero novamente que tenha ajudado algumas pessoas!!!!!! Grande abs a todos!!!!!


Dúvidas:

contato@fernandoquesada.com.br

Postado por Fernando Quesada e Bruno Vidja segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

0 comentários

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More